BLOG
ALPHALASER

A Importância de uma Equipe de Suporte Especializada

A Importância de uma Equipe de Suporte Especializada

A tecnologia se tornou um grande diferencial competitivo para os negócios, frente ao mercado, isso é inegável.

Assim, o ganho de eficiência que uma empresa adquire com equipamentos modernos e rápidos resulta no aumento de produtividade e da qualidade da entrega.

Mas nem tudo são flores!

Desse modo, à medida que a tecnologia toma conta do ambiente corporativo, ela automaticamente eleva os requisitos técnicos cobrado dos colaboradores. Muitas vezes, exige a formação de uma equipe especializada.

Por isso, nesse artigo iremos mostrar o que faz uma equipe de TI, por que ela é importante e se realmente você precisa manter uma em sua empresa. Acompanhe!

O que faz uma equipe de suporte especializada em TI?

A equipe de TI é composta por profissionais especializados em lidar com as informações distribuídas em uma rede complexa de computadores.

Além disso, esses profissionais também possuem o domínio de:

• Softwares;

• Hardwares;

• Processamentos de dados;

• Demais itens de Informática de maneira geral.

Porém, pelo fato deles precisarem lidar com os diversos setores de uma organização, assim também é fundamental que eles também tenham conhecimento em:

• Gestão de processos e de pessoas;

• Estratégia de Business;

• Cultura organizacional.

Por que ela é importante?

Uma pesquisa feita pelo IDC Predictions Brazil 2019 revelou que o crescimento do setor de TI para esse ano está previsto para 10,5% em relação ao ano anterior.

Tamanho crescimento está associado à transformação Digital que as empresas estão sofrendo. Por isso, cada vez mais o suporte especializado se faz necessário.

Perceba que existe um elo. O investimento em tecnologia é proporcional à necessidade de uma mão de obra especializada para mantê-la em alta performance.

Isso evitará que o efeito desse investimento trave toda sua operação, ao invés de melhorá-la.

Vale a pena manter uma equipe interna?

Essa é uma dúvida que muitos pequenos e médios empreendedores se fazem. Realmente não é tão simples de responder. A melhor resposta é “Depende da sua estrutura e demanda”.

Vamos lhe mostrar abaixo alguns benefícios que uma equipe de TI traz. A seguir, lhe daremos um outro posicionamento:

• Suporte especializado: Por serem profissionais especialistas, o controle sobre os processos e problemas que eventualmente ocorrerão será alto. Passando tranquilidade para todos seus funcionário e clientes.

Diminuição de custos:  A presença de um especialista alocado permite que muitos problemas técnicos sejam evitados e corrigidos rapidamente. Assim, garantindo a fluidez do trabalho dos demais colaboradores e reduzindo o custo improdutivo.

• Aumento de Competitividade: As marcas que estão assumindo e aderindo essa jornada de implementação tecnológica estão se tornando mais inteligentes e dinâmicas. O resultado natural disso é o posicionamento da marca que será baseado na confiança, qualidade e eficiência.

• Segurança da Informação: A informação é o bem mais valioso e frágil de uma empresa. Por isso, ter um sistema de monitoramento e proteção de dados em tempo real é de suma importância quando se faz uso de dados mais sensíveis.

Mas e para as Pequenas e Médias Empresas?

Em contra partida, ter uma equipe ou um profissional dedicado à gestão técnica vai depender muito da sua demanda por suporte. Nos mais diversos setores, e também do seu orçamento.

Manter essa equipe pode, em alguns casos, gerar um custo muito alto sobre um setor. Por conta da ociosidade ou até mesmo pela ocupação de tempo com tarefas paralelas, como a gestão de um parque de impressoras, por exemplo.

Hoje em dia já é possível terceirizar alguns serviços de suporte especializado com grande capacidade efetiva, como no caso de equipamentos Gráficos.

Dessa forma, você consegue liberar sua equipe de TI para tratar de operações mais complexas e específicas. Ou, se você ainda não tem condições de ter uma equipe de TI, esse é um serviço que pode resolver muitos dos seus problemas com um custo extremamente baixo.

Vale a pena dar uma conferida!

Se você gostou desse conteúdo, então continue acompanhando os demais artigos do nosso blog. E aproveite para compartilhar em suas redes sociais para que possamos impactar mais empreendedores e empresas.

Se acaso tiver qualquer dúvida fique a vontade para entrar em contato conosco!

Compartilhar

FacebookTwitterPinterest

Notícias Relacionadas

À medida que os equipamentos de impressão têm se tornado mais robusto, também ficaram mais vulneráveis a falhas de segurança.

Segurança no Outsourcing de Impressão

LER MAIS

comprar ou alugar impressoras

Comprar ou alugar Impressoras

LER MAIS

Como digitalizar grande quantidade de documentos?

LER MAIS

VER TODAS