BLOG
ALPHALASER

Segurança no Outsourcing de Impressão

À medida que os equipamentos de impressão têm se tornado mais robusto, também ficaram mais vulneráveis a falhas de segurança.

À medida que os equipamentos de impressão têm se tornado mais robusto, também ficaram mais vulneráveis a falhas de segurança.

Por ser uma parte do sistema tradicionalmente considerada como livre de riscos, portanto, as impressoras se transformaram em um alvo extremamente perigoso pelo simples fato de serem negligenciadas.

Sua empresa atua com parques de impressão, principalmente conectados a computadores com acesso à internet? Então, não deixe de ler esse post até o final!

Nesse artigo mostraremos, a partir de um caso real, que suas impressoras e informações da sua empresa estão em risco. Além disso, mostraremos uma solução simples que poderá evitar grandes dores de cabeça. Vamos começar!

Você realmente acha que o sistema de impressão da sua empresa é seguro?

Então, veja isso!Uma matéria do jornal G1 trouxe à tona, em dezembro de 2018, a exposição de uma grande falha de segurança dos equipamentos de impressão usados em empresas de diversos países.

A notícia, propagada em diversos outros veículos de comunicação, diz que um Hacker, identificado como Giraffe, descobriu uma grande vulnerabilidade em cerca de 800 mil impressoras.

Segundo o Hacker, na intenção de avisar as pessoas, ele se infiltrou no sistema. Desse modo, ativou um comando que fez com que 50 mil equipamentos imprimissem uma mensagem.

A mensagem continha sobretudo um texto simples divulgando o Youtuber PewDiePie, nome artístico do sueco Felix Kjellberg, que possui o maior número de inscritos no site, 91,7 milhões até o momento que esse texto foi escrito.

Foi identificado que o Hacker não tinha nenhuma relação com o Youtuber, todavia, o seu aviso foi sentido com receio nas milhares de pessoas que receberam a mensagem.

Neste contexto, vale repetir a seguinte pergunta: você acha mesmo que sua empresa está segura?

Segurança na Impressão

Os riscos de segurança normalmente são relacionados a:

  • Servidores;
  • E-mails;
  • Sistemas operacionais.

Não se espera que um ataque surja por impressoras. Mas atualmente, esses equipamentos têm ficado cada vez mais inteligentes e ganhado recursos mais dependentes da conexão com a internet.

Sendo uma das principais portas de entrada para que pessoas más intencionadas tenham acesso a informações confidenciais do seu negócio.

O Risco não é só online

 

Falamos até agora sobre o risco online, entretanto, há um grande risco off-line também que os gestores acabam não se dando conta.
Pense na seguinte situação!

Um funcionário de sua empresa resolve clonar documentos importantes em seus próprios equipamentos. Você teria condições de descobrir quem foi?

Provavelmente seria bem complicado! Não é?

Para evitar tudo isso, existe dois caminhos.

  • Investir pesado em capacitação dos funcionários e, além disso, em um sistema ou equipamentos novos;
  • Ou, contratar um parceiro especializado que ficará responsável por implementar todos os recursos necessários em sua empresa.

Esse tipo de serviço é denominado outsourcing, vamos explicar com mais detalhes abaixo. Veja!

O que é o outsourcing de impressão?

 

O outsourcing de Impressão é basicamente um serviço prestado por uma empresa especializada em soluções gráficas e de alta tecnologia.

Ou seja, é possível que uma empresa contrate um fornecedor outsourcing para administrar todo o seu setor de impressão, oferecendo:

  • Todos os equipamentos de impressão que forem necessários;
  • Todos os suprimentos e insumos;
  • Suporte em tempo real com especialistas;
  • Gestão de documentos.

Além disso isso, o fornecedor outsourcing também integra um software de alinhamento e monitoramento que permitirá a empresa:

  • Saber quem, onde e quando imprimiu cada documento;
  • Definir acessos restritos, a colaboradores específicos, de determinadas ações desejas;
  • Monitorar e bloquear acessos de invasores.

Você já sabia dessas informações?

Por fim, se você gostou desse conteúdo, ajude-nos a levá-lo ao máximo de pessoas possível. Compartilhe em suas redes sociais. E se tem alguma dúvida, entre em contato conosco.
Ficaremos felizes em poder ajudar!

Compartilhar

FacebookTwitterPinterest

Notícias Relacionadas

O que é GED (Gestão Eletrônica de Documentos)? Quem busca auxílio da tecnologia para organizar as informações da empresa, vai ouvir falar de Gestão ou Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) em algum momento. O GED é um software preparado para armazenar, registrar, consultar, recuperar e gerenciar documentos

O que é GED (Gestão Eletrônica de Documentos)?

LER MAIS

Cuidados que você deve ter ao escolher uma empresa de outsourcing

Cuidados que você deve ter ao escolher uma empresa de outsourcing

LER MAIS

Aluguel de impressoras

Por que investir em aluguel de impressoras?

LER MAIS

VER TODAS