BLOG
ALPHALASER

Vantagens da gestão de documentos na nuvem

Vantagens da gestão de documentos na nuvem

A gestão de documentos na nuvem é ainda novidade para muitas empresas. Por isso, entender as vantagens de aderir a esse processo tecnológico ajudará a compreender a sua importância.

  • Ela diminui ou elimina o armazenamento e uso de documentos físicos.
  • Os documentos em papel deixam de ser o centro de suas atividades. Porque serão raros os casos em que haverá necessidade de imprimir todo tipo de arquivo ou fazer mais cópias.
  • Ela reduz as despesas com materiais, além do uso de espaços físicos da empresa. Pois, quanto maior o volume de impressão, mais gasto com papel e outros suprimentos. Esses custos são economizados com a gestão de documentos.

E ainda há mais vantagens da gestão de documentos na nuvem:

Segurança

 

Por ficarem armazenados na nuvem, os registros são protegidos contra acesso não permitido e perdas. Ademais, a facilidade de fazer um backup, além da criptografia de dados, garante a segurança e a integridade dos documentos. Diferente dos arquivos em papel, que exigem um imenso trabalho de cópias e, talvez, novas impressões.

Maior mobilidade e agilidade

 

Outra vantagem é a mobilidade. Afinal, o acesso pode ser feito por smartphone ou tablet.
Igualmente, proporciona mais agilidade: é possível acessar os documentos de qualquer lugar e ainda, compartilhá-los de forma mais rápida.

Comunicação mais eficiente

 

Com a gestão de documentos na nuvem, problemas de comunicação são resolvidos. Pois a gestão de documentos na nuvem pode integrar departamentos. Assim, facilita a liberação de arquivos em comum para diferentes departamentos.
Além disso, os membros da equipe podem acessar os mesmos documentos com um clique, tendo mais produtividade.

Como a gestão de documentos na nuvem interfere nos processos diários da sua empresa

 

A gestão de documentos na nuvem é pensada para ajudar as empresas a organizarem melhor os seus processos. Assim, com o uso da tecnologia, as mudanças são significativas:

  • Diminuição da burocracia: os muitos intermediários para acessar um documento não são mais obstáculo. Por isso, com softwares, é possível liberar o acesso aos documentos que não possuem alguma restrição ou permissão.
  • Todos ficam atualizados: o volume de informações e até mesmo o tamanho dos departamentos pode atrapalhar a comunicação. Assim sendo, com uma gestão de documentos na nuvem que integra esses departamentos, fica mais fácil de compartilhar arquivos importantes com todos.
  • Arquivos mais organizados: seja qual for o documento necessário, consultar, pesquisar e acessar é mais prático. Visto que os programas de gestão de documentos possuem armazenamento e filtros de busca inteligentes. E por serem personalizáveis, você pode adequar às atividades da sua empresa.
  • Maior controle de acesso aos documentos: também permite o controle do acesso aos documentos da empresa. Assim, acesso por meio de senhas e outras formas de identificação podem ser exigidas.

Agora você já conhece um pouco sobre a gestão de documentos na nuvem. Então, já pensou em começar esse processo de digitalização?

Compartilhar

FacebookTwitterPinterest

Notícias Relacionadas

gestão-de-documentos-para-uma-empresa

Quais são os benefícios de uma boa gestão de documentos para uma empresa?

LER MAIS

Como reduzir os custos com impressão nas empresas

Como reduzir os custos com impressão nas empresas

LER MAIS

Como digitalizar grande quantidade de documentos?

LER MAIS

VER TODAS